top of page

Ações impactam convivência com o Semiárido e favorecem ao recaatingamento

O projeto Florestando o Semiárido impulsionou importantes avanços na perspectiva da conservação da Caatinga e da recuperação de áreas degradadas no Cariri, Seridó e Curimataú Paraibano, entre 2020 a 2022.



A transformação da paisagem do território evidencia os benefícios às Famílias Agricultoras, à Floresta Caatinga e à Natureza do Semiárido, por meio da conservação das águas, dos solos, da biodiversidade e da produção de alimentos diversificados e saudáveis para as pessoas e os animais.


Cerca de 300 famílias agricultoras foram mobilizadas pelo projeto, com destaque para a forte participação de 301 mulheres,176 homens, 90 jovens, além do importante trabalho de educação para a Convivência com o Semiárido, realizado em 04 escolas do campo, com 204 crianças (entre 3 a 10 anos).


A combinação formação e inovação na perspectiva da recuperação de áreas degradadas em processo de desertificação, ganha força e dinamismo, associando os processos de formação como: oficinas e visitas de intercâmbio, com as inovações, para apropriação e construção do conhecimento na perspectiva do Recaatingamento.


Com a chegada das chuvas, foram intensificadas as oficinas práticas, através de travessias em áreas degradadas, foram feitos diálogos sobre os processos de desertificação e a importância do reflorestamento, culminando com os mutirões para os plantios diversificados de mudas nativas e adaptados em áreas familiares.

Deste modo, a vegetação da Caatinga está sendo conservada, enriquecida e recuperada. Sistemas Agroflorestais foram estruturados, principalmente nos quintais e em outros espaços produtivos, campos diversificados de forragem com cactáceas e outras espécies nativas foram implantados.


Ocorreram ainda a implementação de campos de sementes crioulas, perfazendo um total de 93 hectares de áreas descentralizadas reflorestadas, favorecendo o manejo sustentável da Caatinga em cerca 300 agroecossistemas. Outras iniciativas que trataram de promover ações para reverter processos de degradação do solo e preservação de cursos d’água, se deram através da implementação de 30 Barragens de Base Zero (BBZ’s).


Sendo o Semiárido um lugar onde precisamos aproveitar cada gota de água para a produção vegetal e animal sustentável e fazer avançar o saneamento rural, foram implementados 80 sistemas de tratamento e reuso de água para potencializar a conservação e uso da biodiversidade do Bioma Caatinga e a produção de alimentos no Semiárido.


O projeto Florestando o Semiárido é realizado pelo PATAC com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Logoprojeto.png
  • Facebook
  • Instagram
Petrobras.png
bottom of page