top of page

Cisternas do P1MC vira livro que será lançado em Campina Grande, na UEPB

O livro “A Lição da Cisterna” organizado pelo professor Edgard Malagodi (UFCG), será lançado nos próximos dias 11, às 18, no hall das placas, na UFCG e no dia 12, às 14h, no auditório I, da Central de Aulas Paulo Freire, no campus I da UEPB, em Campina Grande – PB.


 

A obra é resultado de uma pesquisa realizada no Cariri paraibano sobre o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC), o ‘programa das cisternas’ rurais. Os textos, se dedicam ao estudo da questão agrária brasileira e dos movimentos sociais rurais, incluindo a questão da água nesse contexto.

 

A coletânea de artigos, traz os aspectos históricos da luta por uma política pública que valorize o direito das famílias do campo a coletar a água da chuva como alternativa para ter água potável.

 

Na publicação, a Articulação do Semiárido Brasileiro, a ASA –Brasil e as entidades que a constituem, estão destacadas, como a idealizadoras do maior e mais impactante programa de convivência com o Semiárido, elaborado e conduzido por essa Rede.  

 

Os leitores recebem um convite para mergulharem nessa realidade (do mundo rural) instigante e pouco conhecida.

 

Na ocasião, também será lançado o livro “Tecendo vida e sonhos”, da professora Marilda de Meneses (UFABC). A ideia é realizar uma roda de diálogo entre os autores e o público presente.

 

Um das dedicações do ‘A Lição da Cisterna’ é ao Irmão Urbano, da Congregação do Santíssimo Redentor - CSsR (in memoriam), pioneiro na implementação de cisternas de placas pelo Semiárido e também fundador da Organização Patac.

Comments


Logoprojeto.png
  • Facebook
  • Instagram
Petrobras.png
bottom of page