top of page

Comunidade realizará implantação de campo de multiplicação de sementes crioulas

O campo será consorciado com plantas da Caatinga, no Assentamento Arcanjo em Soledade na Paraíba



O projeto Florestando o Semiárido, através da equipe técnica do Patac, realizou ontem, no Assentamento Arcanjo, em Soledade-PB, uma oficina sobre campos de multiplicação de sementes crioulas (Sementes da Paixão) consorciada com plantas da Caatinga.


A atividade contou com a participação de mulheres, homens, jovens e crianças da localidade. Teve por objetivo refletir sobre: a diversidade de sementes crioulas e espécies da Caatinga, existente no Assentamento, que vêm sendo conservadas pelas famílias guardiãs (agricultoras), sobre as espécies de sementes vegetais e animais que precisam ser resgatadas, multiplicadas e conservadas, e sobre a implantação de um campo de multiplicação na comunidade.


Em relação às sementes animais a comunidade demonstrou a vontade de resgatar a espécie da cabra azul, que se encontra em extinção no Semiárido.

As variedades que serão consorciadas no campo de multiplicação são: milho jaboatão, feijão macassar das variedades vermelho, rabo de tatu e natal, fava moita, jerimum, melancia e plantas da Caatinga: baraúna, aroeira e umbuzeiro.


Além dessas, espécies como gliricídia, leucena e sorgo serão plantadas no arredor do campo fazendo barreiras de proteção as lavouras e as espécies nativas, sementes de gergelim para multiplicação, mas também para combater o ataque de formigas.

É importante enfatizar que todas as famílias participantes da oficina e sócias do Banco de Sementes Comunitário (BSC) se comprometeram em participar ativamente dos mutirões realizados no campo de multiplicação e toda a produção de sementes será destinada para fortalecer o estoque do BSC da localidade.


Durante a oficina também ocorreu uma visita de avaliação da área onde será implantada essa ação na comunidade. Também houve um debate sobre a campanha ‘Não Planto Transgênico para não Apagar minha História’.


O projeto é realizado pelo Patac, em parceria com o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar e tem o patrocínio da Petrobras.



Logoprojeto.png
  • Facebook
  • Instagram
Petrobras.png
bottom of page