top of page

Incidência Política na Construção da Agroecologia

Uma bonita colcha de retalhos, é como descrevemos a construção da Linha do Tempo dos Sistemas Agroalimentares do Município de Juazeirinho, na Paraíba. A região faz parte, do território do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú, onde atua o Patac.



Depoimentos emocionados sobre o enfretamento ao período de estiagem, a concentração de água e terra nas mãos de grandes proprietários e a falta de representatividade dos sindicatos de trabalhadores rurais, nas décadas de 60 e 70, fizeram os mais experientes chorarem ao relembrar suas lutas. Com a chegada das ações de convivência com o clima Semiárido, por volta da década de 90, um novo horizonte se desenha nessa região, a chegada das primeiras cisternas pelos Fundos Rotativos Solidários, o apoio das Igrejas e a formação de Comunidade Eclesiais de Base (CEB’’s), a fundação de Bancos de Sementes, trouxe consciência política e desejo de mudança, fortalecendo as organizações da sociedade civil, tendo como culminância os programas de acesso água (P1MC e P1+2) por volta dos anos 2000.


Foi assim, que as agricultoras e agricultores presentes descreveram a trajetória da Agricultura Familiar no município de Juazeirinho.


A atividade, marca as ações do Projeto Cultivando Futuros, da Rede ATER Nordeste de Agroecologia, que trata de como a agricultura familiar de base agroecológica pode propor políticas públicas aos gestores, que possam lidar com a crescente demanda por alimentos saudáveis, utilizando práticas agrícolas mais sustentáveis, buscando enfrentar os desafios, como: a insegurança alimentar, a preservação da biodiversidade, a diminuição dos impactos ambientais e promovendo a resiliência diante das mudanças climáticas.


O Projeto Cultivando Futuros está sendo executado em 20 municípios no Semiárido Brasileiro. A realização é da AS-PTA, Brot fur de Welt com financiamento do Ministério Federal da Alimentação e da Agricultura da Alemanha (BMEL, na sigla em alemão).


O Patac integra a Rede Ater Nordeste de Agroecologia, junto a mais 11 organizações, que atuam na Paraíba, na Bahia, no Ceará, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e em Sergipe.

Comments


Logoprojeto.png
  • Facebook
  • Instagram
Petrobras.png
DDFCOM.png

Orgulhosamente desenvolvido por 

bottom of page