A 15º edição da Marcha Pela Vida das Mulheres e Pela Agroecologia realizada pelo Polo Sindical da Borborema e ASPTA reuniu cerca de 5 mil mulheres, na sexta-feira, dia 15 de março, na cidade de Areial – PB.
O Coletivo Cariri, Seridó e Curimataú da região de atuação do Patac, participou do ato político com mais de 300 mulheres lideranças agricultoras, vindas dos municípios de: Soledade, Juazeirinho, Tenório, São Vicente do Seridó, Cubati, Pedra Lavrada, Boa Vista, Gurjão, Olivedos e Pocinhos.
O evento realizado todos anos denunciando os casos de violência contra à mulher, vem há 3 anos refletindo sobre os megaprojetos das energias renováveis e o impacto desse processo para as comunidades rurais e seus habitantes, sobretudo as mulheres, que perdem a total liberdade sob suas propriedades e consequentemente sobre a produção nos quintais, sem falar do direito à terra, violado pelos contratos que levam as famílias ao erro, dando plenos direitos as empresas a dominarem suas terras.
Todo esse processo tem adoecido mulheres e tirado a perspectiva da vida no campo e da agricultura familiar e representa uma grande ameaça ao bioma Caatinga.
Commentaires