top of page

Oficina sobre Sistemas Agroflorestais Familiares (Saf’s) acontece em Juazeirinho

Atualizado: 13 de mai. de 2021

Na manhã desta quarta-feira, dia 12, foi realizada na comunidade Sussuarana, em Juazeirinho -PB, uma oficina sobre Sistemas Agroflorestais (Safs). Cerca de 12 pessoas participaram da atividade, que faz parte das ações do projeto Florestando o Semiárido: Agricultura Familiar Guardiã da Caatinga.





Como metodologia aconteceu uma roda de conversa sobre os princípios e as funções sócio ambiental, cultural, alimentares e de renda. Onde foram discutidos a importância do cuidado com a mãe terra, com as Sementes Crioulas vegetal e animal, com a água e com suas interações equilibradas.


Durante o diálogo, as famílias fizeram a memória das lideranças comunitárias da comunidade, que contribuíram para o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica. “Foi um momento emocionante, discutir sobre agrofloresta é também uma conexão com nossa ancestralidade”, disse Verônica Moura, assessora técnica da entidade sócio-organizativa - Patac. Ela explicou que “no SAF é possível fazer uma mistura de espécies florestais, frutíferas, medicinais, melíferas, ornamentais e forrageiras”.


Ao final da atividade aconteceu um planejamento dos agroecossistemas familiares. O projeto é patrocinado pela Petrobras e realizado pelo Patac em parceria com o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar.


Pandemia - O evento aconteceu respeitando as normas sanitárias de segurança contra a Covid-19, todas as pessoas usaram máscaras, mantiveram o distanciamento e estiveram num ambiente aberto.


Logoprojeto.png
  • Facebook
  • Instagram
Petrobras.png
bottom of page